quarta-feira, 1 de abril de 2009

IMOBILIZAÇÃO GESSADA

PROCEDIMENTOS COM GESSO ORTOPÉDICO É ATO MÉDICO QUE PODE SER EXECUTADO POR PROFISSIONAL “TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÕES ORTOPÉDICAS" DEVIDAMENTE CAPACITADO

INFORMA

É CONSTANTE A UTILIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, TÉCNICOS DE RX E ATÉ MESMO LEIGOS EM AÇÕES COM GESSO ORTOPÉDICO POR HOSPITAIS E CLÍNICAS ORTOPÉDICAS DO PARANÁ E DO BRASIL.

AÇÕES COM GESSO ORTOPÉDICO (confecção, colocação e retirada de aparelho de gesso e calha gessada) ESTÃO PROÍBIDAS ENTRE TODOS OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SEM CAPACITAÇÃO OU HABILITAÇÃO CONFORME RESOLUÇÃO 811/91 REEDITADA PELA 279/2003 DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM.

TAIS PROFISSIONAIS ATUAM A OLHOS VISTOS SEM NENHUM CRITÉRIO OU PREPARO, EM DESRESPEITO AO SEU CÓDIGO DE ÉTICA, COLOCANDO EM TOTAL DESCRÉDITO O ÓRGÃO (COREN/COFEN) A QUE SÃO SUBORDINADOS. ALÉM DO QUE AÇÕES COM GESSO, EXECUTADAS POR PESSOAS SEM CAPACITAÇÃO OU HABILITAÇÃO (QUALQUER UM) COLOCAM EM RISCO A VIDA E A INTEGRIDADE FÍSICA DOS PACIENTES QUE DEPENDEM DE ASSISTÊNCIA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA.

PROCEDIMENTOS COM GESSO ORTOPÉDICO É ATO MÉDICO QUE PODE SER EXECUTADO POR PROFISSIONAL DA ÁREA DE SAÚDE “TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÕES ORTOPÉDICAS DEVIDAMENTE CAPACITADO E HABILITADO”, OS QUAIS EXECUTAM SUAS TAREFAS SEMPRE SOB INDICAÇÃO, SUPERVISÃO E RESPONSABILIDADE DO MÉDICO (ORTOPEDISTA) ASSISTENTE.

USUÁRIO DO SERVIÇO DE SAÚDE (TRAUMATO-ORTOPEDIA), VERIFIQUE SE O PROFISSIONAL A REALIZAR TAL PROCEDIMENTO ESTÁ CAPACITADO/QUALIFICADO.

DENUNCIE AO: COREN - CRM ou MP de sua cidade.

“Uma simples tala gessada mal confeccionada pode ocasionar em amputação de parte do segmento imobilizado e causar até mesmo a morte do paciente se o problema não for detectado a tempo”.

A confecção de aparelhos gessados relaciona-se com o capricho em sua elaboração.

Todo e qualquer aparelho gessado é como um trabalho artesanal e pessoal de quem o executa, é como se fosse o “cartão de visitas” do ortopedista, demonstrando ao leigo, que se bem elaborado por profissional qualificado e habilitado, com certeza o segmento estará sendo bem tratado.

"ASPATIO" PELA REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL DO "TÉCNICO EM IMOBILIZAÇÕES ORTOPÉDICAS CBO 3226-05 - P. LEI 1681/1999".

Nenhum comentário:

Postar um comentário